Início do Conteúdo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Telemedicina "compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações".

O Clínicas tem buscado utilizar-se dos avanços da tecnologia, também nesta área. Visando oportunizar a efetiva estruturação física e das equipes, a instituição participa da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), iniciativa da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Integra ainda o projeto de Telemedicina do Programa Institutos do Milênio, também do MCT, o qual objetiva incentivar pesquisas científicas de excelência em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Diversas atividades estão permanentemente sendo elaboradas ou já em andamento, dentre as quais destacam-se:

- Atividades teórico-complementares ao programa de residência médica - projeto de ensino à distância;
- Curso interativo de técnica cirúrgica básica;
- Telemática e telemedicina em apoio à atenção primária à saúde no Brasil: pólo Rio Grande do Sul (telessaúde);
- Teledermatologia.

No Estúdio de Telemedicina, situado prédio do Centro de Pesquisas, ocorrem videoconferências, gravação de palestras e vídeo-aulas.

Informações e/ou agendamentos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.