Indo além de sua Missão, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre promove uma série de ações voltadas à cidadania, humanização e sustentabilidade.
O Programa de Humanização é responsável pela sensibilização de diversas áreas da instituição para a reflexão e adoção de práticas humanizadoras.
O Programa de Apoio Pedagógico proporciona às crianças e aos adolescentes internados a continuidade das atividades escolares.
O Programa Saúde na Escola auxilia escolas da rede pública na identificação e encaminhamento de problemas de saúde mental.
O Programa de Proteção à Criança conta com equipe multidisciplinar que atende, avalia e encaminha casos com suspeita de violência.
O Grupo de Voluntariado dá apoio, conforto e orientação a pacientes atendidos em diversas áreas do hospital desde 1991.
Para ter mais informações sobre o trabalho realizado ou para ser voluntário(a), entre em contato com a Legião Assistencial de Apoio ao Paciente de Câncer (Laapac) pelo telefone (51) 3359.8561, no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a quinta-feira. O local de atendimento é na sala 118, próximo à zona 6 do Ambulatório, no térreo do Bloco A.
A Casa de Apoio hospeda crianças e adolescentes, juntamente com uma acompanhante, durante tratamentos prolongados.
O Banco de Leite Humano orienta pacientes e funcionárias sobre a amamentação e os procedimentos de retirada e armazenamento do leite materno.
O atendimento lúdico-terapêutico humaniza o ambiente hospitalar e contribui para a recuperação dos pacientes.
A Farmácia de Medicamentos Especiais disponibiliza medicamentos especiais, visando à segurança do tratamento e à melhora da saúde dos pacientes.
O Programa de Gestão Ambiental busca soluções para reduzir o impacto ambiental das atividades da instituição e desenvolve ações educativas, conscientizando a comunidade hospitalar.
Mais informaçõe sobre as ações sustentáveis do HCPA estão disponíveis neste link.
O Grupo de Gestão da Experiência do Paciente, a Ouvidoria, o Serviço de Informação ao Cidadão e diversos canais de comunicação impressos e digitais possibilitam amplo diálogo com a sociedade e compartilhamento de informações para a educação em saúde dos cidadãos.
O Programa Jovem Aprendiz contribui na formação técnico-profissional de jovens de 18 a 24 anos.