Coordenadoria de Gestão de Riscos e Integridade Corporativa
A Coordenadoria de Gestão de Riscos e integridade Corporativa (CGRIC) foi criada em 2017, por determinação da Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, e tem como objetivo assessorar a presidência do HCPA no controle da gestão, visando a prevenção de riscos e a integridade corporativa da instituição.
Integridade Corporativa
O incentivo à ética e à conduta adequada de todos os colaboradores é uma prática constante no HCPA. A direção e as comunidades interna e externa têm sua conduta norteada pelos princípios de integridade corporativa, que visam garantir a proteção do interesse público e a promoção do bem comum.
A instituição conta com um Programa de Integridade Corporativa voltado à difundir, fortalecer e proteger os valores institucionais, o qual consolida ações de prevenção, detecção e correção de práticas irregulares ou que possam afetar a imagem e os objetivos institucionais.
O programa está fundamentado na aplicação de três documentos principais, que consolidam ações de educação relacionadas à integridade corporativa, prevenção, detecção e apuração de ocorrências relacionadas a desvio de conduta (comportamentos indevidos, fraude e/ou corrupção). São eles:
- Código de Conduta e Integridade;
- Normas Gerais para Práticas Correicionais;
- Plano de Prevenção e Combate à Fraude e Corrupção.
Para apuração de fato ou conduta irregular e/ou ilícita praticada por docente em atividade profissional no HCPA, é observada a decisão colegiada nº 05/2022.
Unidade Setorial de Correição
A Unidade Setorial de Correição (USC) do HCPA foi estruturada em novembro de 2021, tendo sido formalizada perante à Controladoria-Geral da União (CGU) em maio de 2022. Atualmente o titular da USC é o Coordenador de Gestão de Riscos e Integridade Corporativa, Guilherme Leal Camara, designado pelo Ato 169/2023. A área tem como função principal a análise de denúncias e a realização do seu juízo de admissibilidade prévio, avaliando a existência de autoria, materialidade e relevância dos fatos, indicando, conforme o caso e as circunstâncias, a abertura do processo correicional pertinente.
Maiores informações sobre a área, suas atribuições e atividades, bem como sobre os processos instaurados desde a sua instituição podem ser acessadas através dos relatórios periódicos de gestão correicional.
- Relatório Semestral de Gestão das Atividades Correicionais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Janeiro a Junho de 2024
- Relatório Semestral de Gestão das Atividades Correicionais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Julho a Dezembro de 2023
- Relatório Semestral de Gestão das Atividades Correicionais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Janeiro a Junho de 2023
Dúvidas sobre o sistema correicional do HCPA também podem ser esclarecidas através do documento de perguntas e respostas disponível neste link, através do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda pelo telefone 3359-7865.
Riscos corporativos
A gestão dos riscos corporativos é efetuada pela CGRIC, que desenvolve ações de capacitação e auxilia os gestores no estabelecimento de níveis adequados de aceitabilidade de risco e de suficiência dos controles internos.
A definição das áreas para mapeamento e avaliação de riscos corporativos considera a relevância e o risco inerente de cada processo. Os riscos são identificados pelos gestores que, em 2018, destacaram que a atividade hospitalar está sujeita a riscos assistenciais e corporativos, que podem comprometer negativamente os resultados esperados.
Como instituição compromissada com a qualidade e segurança da assistência, e empresa pública alinhada a práticas de compliance, o HCPA possui ações sistemáticas para identificação, monitoramento e mitigação dos riscos aos quais está exposto, procurando minimizar seus impactos.
Riscos assistenciais
O HCPA conta com a Gerência de Risco Sanitário-Hospitalar (GR) para avaliar e combater os riscos à saúde e segurança dos pacientes. Uma de suas principais frentes de atuação diz respeito ao monitoramento de incidentes e eventos que poderiam ter resultado ou resultaram em dano ao paciente, compreendendo as seguintes categorias: circunstância notificável, quase erro, incidente sem dano e incidente com dano (evento adverso).
Em 2018, houve registro de 3.813 incidentes e eventos adversos. Destes, 28 foram classificados como eventos adversos graves (0,7%), agrupados em seis segmentos, que geraram a adoção de medidas e planos de melhoria específicos.
Riscos internos
Financeiros I de imagem I de pessoal I tecnológicos.
Rscos externos
Econômicos I legais e regulatórios I socioambientais I naturais I tecnológicos.
Localização
A CGRIC está localizada no bloco C, 3º andar, sala 304
Atendimento presencial
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Outros canais de atendimento
Fone: (51) 3359.7865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.