Início do Conteúdo

Projeto realizado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) conquistou o primeiro lugar no Prêmio Walter Mendes, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras no cuidado de saúde. O reconhecimento foi entregue ao professor assistente da Diretoria de Enfermagem Ruy Barcellos durante o 3º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade de Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), promovido de 7 a 9 de novembro em São Paulo (SP). 

A iniciativa premiada é um ciclo de melhorias voltado à reestruturação do processo de preparo e administração de medicamentos no CTI. Liderado pela equipe de Enfermagem, conta com a colaboração de uma equipe multiprofissional para garantir a abrangência e a eficácia das mudanças propostas, além do apoio de um bolsista de iniciação científica. O resultado do trabalho foi publicado como artigo científico, contribuindo para a disseminação do conhecimento.

“Essa premiação é especialmente significativa por representar o reconhecimento do compromisso do serviço e da instituição na busca por um cuidado mais seguro e qualificado. Agradeço o comprometimento e a dedicação de cada profissional do CTI, que foi fundamental para a obtenção desses resultados. Sem eles, essas conquistas não seriam possíveis”, destacou Barcellos.

Em outro momento do evento, ocorreu o lançamento da coleção Doutora Segurança, composta por cinco livros com conceitos básicos de segurança do paciente em forma de histórias infantis. O pediatra do HCPA Tiago Dalcin é um dos autores, juntamente com Cristiane Tavares, Helen Haskell, Hussain Jafri, Lais Junqueira e Regina Kamoga. Editados pela Elsevier Foundation com a parceria da World Patient Alliance, contam com ilustração de Pedro de Luna e estão disponíveis para download e impressão gratuitamente por este link nas versões português e inglês. 

“Realmente acredito que os livros têm potencial de chegar nas crianças de todo mundo e catalisar uma transformação muito positiva na sociedade. As temáticas são altamente relevantes e o conteúdo é apresentado de forma muito lúdica. Toda a série foi feita com muito afeto. Nossa esperança é que a Doutora Segurança realmente contribua para uma nova geração mais engajada com um cuidado em saúde mais seguro e com maior qualidade”, afirmou Dalcin. Pelo perfil @doctorsafetybooks, no Instagram, é possível saber mais sobre a iniciativa.