Início do Conteúdo

O primeiro levantamento nacional da situação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) deve começar este mês. O projeto Trilhas do Cuidado e Processos Assistenciais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Brasil vai caracterizar serviços de saúde mental em todo o país. Além dos Caps, serão avaliados Serviços Residenciais Terapêuticos e Unidades de Acolhimento.

O Censo prevê entrevistas remotas com coordenadores de 3017 serviços e entrevistas presenciais com usuários em 287 municípios. A coleta, que deve iniciar em novembro, será feita em parceria com a IPSOS - empresa internacional especializada em pesquisa. Os resultados devem ser divulgados no ano que vem.

O Trilhas está sendo realizado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde. O trabalho é uma iniciativa do professor do Departamento de Psiquiatria da UFRGS, Giovanni Abrahão Salum Junior. A psiquiatra e pesquisadora do HCPA, Fernanda Lucia Capitanio Baeza, vai ser a responsável pela operacionalização da pesquisa. “O Trilhas tem o potencial de oferecer grandes benefícios para a gestão da Rede de Atenção Psicossocial do país, com uma maior compreensão da sua estrutura e processos de trabalho”, afirma.

whatsapp_image_2024-11-12_at_12.32.40.jpeg