De repente, o salão foi tomado por vampiros, piratas e freiras com caras assustadoras, dançando ao som de Thriller, de Michael Jackson, nesta quinta-feira, 31 de outubro - para muitos, o Dia das Bruxas. A apresentação da coreografia do som clássico das festas de Halloween foi o ponto alto da atividade realizada no Espaço Arte e Saúde, na Unidade de Internação Psiquiátrica para Adultos do HCPA. A dança foi ensaiada pela equipe multiprofissional que atende os 36 pacientes, internados por transtornos como depressão, esquizofrenia e bipolaridade.
O tema do Halloween foi trabalhado ao longo do mês com os pacientes - um bom motivo para abordar assuntos como o luto e a morte. Segundo a pedagoga Fernanda Wolker, esta é uma forma de tratamento não farmacológico dos transtornos. “A festa proporciona a interação social, a alegria e o contato com o que está acontecendo lá fora, já que alguns passam muito tempo internados”, explica.
Depois da apresentação, os pacientes ocuparam o salão, usando as máscaras que eles mesmos confeccionaram, e dançaram com os vampiros, piratas e freiras.
Pacientes observam apresentação da equipe
Momentos lúdicos fazem parte do tratamento dos transtornos
Fotos: Clóvis Prates/HCPA