Início do Conteúdo

Com o objetivo de prevenir complicações relacionadas à doença crítica e à internação hospitalar, o Serviço de Fisioterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) criou uma sala de reabilitação localizada dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (Utip). É a primeira unidade no país a dispor dessa estrutura voltada a proporcionar rápida recuperação funcional aos pacientes críticos pediátricos, confirmando o protagonismo do HCPA no cenário nacional na área da reabilitação. “Quanto maior o tempo de internação, maior é o comprometimento funcional, o que aumenta a chance de readmissão hospitalar em um ano”, explica Renata Salatti Ferrari, chefe da Unidade de Fisioterapia - Saúde da Criança. 

Por essa razão, a professora Graciele Sbruzzi, chefe do Serviço de Fisioterapia, destaca que o objetivo é associar a intervenção precoce ao Protocolo Institucional de Mobilização Precoce da Utip já existente, contando com uma sala equipada e idealizada especialmente para a reabilitação desses pacientes. O atendimento individualizado, em ambiente mais acolhedor e que possibilita ampliar o estímulo motor das crianças, proporciona o retorno mais breve do paciente à sua condição prévia e contribui para reduzir o tempo de internação hospitalar.  

O atendimento é realizado 24 horas por dia pela equipe do Serviço de Fisioterapia, que conta com dez fisioterapeutas atuando na unidade. A Utip dispõe de 13 leitos e contabiliza 65 internações em média ao mês. A estruturação da Sala de Reabilitação contou com o apoio do coordenador da Área Infantil do HCPA, professor Jefferson Piva, da professora de Medicina Intensiva Pediátrica Taís Sica da Rocha e do chefe administrativo das Unidades de Terapia Intensiva, Claudir Pirovano.