Início do Conteúdo

Pacientes que fizeram a retirada total da laringe, por causa de tumores cancerígenos, vão poder voltar a falar com um dispositivo que está disponível no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) pelo SUS. O Hospital fez a compra de doze laringes eletrônicas, equipamento que substitui o som produzido pela laringe e devolve a capacidade de comunicação. Até agora, ela só era usada por pacientes que pudessem pagar pelo equipamento. O preço de mercado é de cerca de cinco mil reais.

O paciente que recebeu o primeiro equipamento é Antônio Roldão de Medeiros, 72 anos, do município de Três Cachoeiras. Ele fez a retirada total da laringe em maio de 2023. Ao testar o aparelho e voltar a ouvir a própria voz, a expressão facial mudou. Sorrindo e emocionado, conseguiu balbuciar que está muito feliz. A partir de agora, Antônio vai passar por sessões de fonoaudiologia para aprender a manejar a laringe eletrônica e garantir a qualidade da comunicação. Os familiares também vão receber orientações.

A conquista foi celebrada pelos Serviços de Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia do HCPA. A chefe do Serviço de Fonoaudiologia, Adriane Teixeira, destaca que a entrega via SUS possibilitará o acesso dos pacientes ao dispositivo, pois o custo é muito elevado para a maior parte da população. “Receber o equipamento dará início a um processo de reabilitação. O Serviço está organizado para sessões individuais e em grupo, incluindo a presença de usuários antigos, que já usam o dispositivo com habilidade, para incentivar os novos usuários ao uso correto e adequado”, afirma.

 unnamed_copia_5.jpg

Paciente Antônio durante entrega da laringe eletrônica pelos Serviços de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia