Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) comunica com pesar o falecimento do professor do Serviço de Urologia Walter José Koff nesta segunda-feira (1º). O velório será realizado nesta terça-feira (2), das 13h às 17h30, no Auditório Fani Job, localizado no 6º andar do Bloco C. O acesso deve ser feito pela recepção social do Bloco C. A cerimônia de despedida vai ocorrer no Salão Cerimonial Angelus (Av. Porto Alegre, 320), das 18h30 às 19h.   

Devido à preocupação do professor com as perdas dos funcionários do HCPA com a enchente, a família solicita que o encaminhamento de flores e coroas seja substituído por doações à Ashclin, via Pix 5199942-3713, que serão repassadas aos funcionários afetados.

Koff foi um dos mais importantes personagens da história da Urologia brasileira, do HCPA e da Faculdade de Medicina da UFRGS. Formou-se nesta universidade em 1963 e dedicou-se inteiramente às nossas instituições durante a sua vida. Tinha em seu DNA a inovação e a visão de futuro, sendo um dos responsáveis pela modernização da Urologia gaúcha. Desde muito cedo apostou no futuro grandioso do hospital e ostentava com orgulho seu crachá com o número de matrícula 79. Aqui exerceu seu ofício até a aposentadoria com dedicação excepcional. 

Foi um visionário ao longo de seus mais de 20 anos de chefia do Serviço, sendo pioneiro do transplante renal, das cirurgias endoscópicas, das cirurgias modernas para a Oncologia e um dos primeiros cirurgiões a se dedicar de maneira séria ao manejo de pacientes transexuais em uma época que o tema era visto com preconceito severo. 

Koff foi fundador e presidente da Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed), presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, mentor e formador de mais de duas centenas de médicos residentes, mestres e doutores. Além de médico e professor dedicado, deixou um legado no Serviço de Urologia do HCPA, formando uma verdadeira família devotada ao nosso hospital e à nossa história. 

Sua perda será profundamente sentida por todos que por ele foram formados e tratados, e será para sempre lembrado carinhosamente como o “Chefe”. Tivemos a sorte de poder homenageá-lo em vida nas comemorações dos 50 anos do Serviço de Urologia, em setembro de 2023, quando o serviço recebeu o seu nome.