Início do Conteúdo

A partir desta quarta-feira (19), o atendimento do Serviço de Fisiatria e Reabilitação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) passa a funcionar na nova área localizada no 3º andar do Bloco C. O ambiente moderno, com espaço três vezes maior que o utilizado anteriormente, proporcionará melhora na circulação, no acolhimento de pacientes e profissionais e na qualidade dos serviços prestados. O trabalho da equipe multiprofissional vai além da reabilitação física, promovendo o reequilíbrio psicoemocional e a reintegração social e profissional da pessoa com deficiência.

Ao mês, ocorrem mais de 2 mil atendimentos, entre consultas e procedimentos médicos e sessões terapêuticas para pacientes com doenças neurológicas, reumatológicas, ortopédicas, traumatológicas e vasculares. O serviço também é centro de referência no estado para o tratamento da espasticidade, um distúrbio do movimento em que há hiperatividade muscular involuntária, gerando dor, espasmos, contratura e deformidade dos membros.

A entrega da nova área ocorreu na manhã de terça-feira (18) com a presença de membros da equipe, da Direção Executiva e das áreas que contribuíram para a concretização do projeto. “Enxergo uma oportunidade muito única do Clínicas se projetar na cidade como um centro de reabilitação integrado de múltiplas especialidades atendendo a esses pacientes com diferentes complexidades”, destacou a professora Nadine Clausell, diretora-presidente do HCPA.

A mudança de local também trará como benefícios a ampliação de espaços anteriormente compartilhados, como consultório de Psicologia e do Serviço Social, e da Reabilitação Cardíaca. Há ainda salas específicas para o atendimento do público adulto e pediátrico e a criação de novas estruturas, como salas de atividade de vida diária, que simulam os ambientes de um apartamento, e de estimulação precoce para Fisioterapia Infantil. O serviço, que estava instalado em área de 422 m², passou a contar com 1.318 m² e a dispor de 49 salas, incluindo áreas de apoio e salas administrativas.

O diretor médico do HCPA, professor Brasil Silva Neto, ressaltou que a direção tem olhado para o futuro da instituição, pensando na ocupação do Bloco C e na reorganização das áreas do Bloco A. Ele destacou ser necessário “ter a perspectiva de querer entregar mais para a sociedade, para os nossos pacientes e para quem vem aqui para aprender o exercício da área da saúde”. 

Além de professores da Faculdade de Medicina da UFRGS, médicos fisiatras e fisioterapeutas, a equipe multiprofissional que atua no local é composta por enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fonoaudióloga, terapeutas ocupacionais, educador físico, psicóloga, assistente social, profissional assistencial de Fisiatria e técnico em secretariado. A chefe do Serviço, Simone Zanette, resumiu o sentimento do grupo. “Estamos muito contentes, é um presente fruto do merecimento de toda a equipe”, frisou. 

 

dsc_7083.jpg

Sala de espera é ambientada com elementos lúdicos para melhor receber pacientes pediátricos