No dia 17 de junho, pela primeira vez na história, um brasileiro terá a missão de liderar o ICADTS (International Council on Alcohol, Drugs and Traffic Safety). O escolhido é o professor do Serviço de Psiquiatria de Adições e Forense do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Flávio Pechansky.

Conforme ele, um dos principais desafios será a busca por soluções para países em desenvolvimento, que comportam a maior parte da frota mundial de veículos e a menor parcela do orçamento para o tema. Ao mesmo tempo, são responsáveis pela maior quantidade de mortes no trânsito. O mandato terá duração de três anos.

A escolha de Pechansky, que é professor titular de Psiquiatria na UFRGS e criador do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD), mostra também a qualidade da produção científica desenvolvida no Clínicas, onde foram realizados os primeiros estudos nacionais sobre álcool e drogas no trânsito, e onde se encontra um laboratório de simulação para pesquisa.

O ICADTS foi fundado em 1950, por Robert Borkenstein, inventor do primeiro bafômetro. O Conselho busca contribuir para redução da mortalidade e morbidade ocasionadas pelo uso indevido de álcool e drogas por motoristas, articulando a colaboração e as trocas de informações entre profissionais de Direito, Medicina, Economia, Educação e agentes relacionados a políticas públicas.

Dois eventos já estão na pauta do novo presidente. O primeiro será realizado no Uruguai em dezembro, e o segundo, de âmbito mundial, em 2025, em Portugal.

flavio_pechansky.jpg