Nesta quarta-feira, 8 de novembro, foi realizado o transplante de medula óssea número 1.500 do Serviço de Hematologia Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O setor já atua há 30 anos em transplantes deste tipo.
O tratamento foi do tipo autólogo, que significa que o doador é o próprio paciente, e pode ser realizado tanto em adultos quanto em crianças. Outro tipo de transplante de medula mais conhecido é o do tipo alogênico, em que outra pessoa é doadora. Já foram realizados 718 transplantes alogênicos, destes 214 com doadores não aparentados provenientes de doadores brasileiros e internacionais.
A chefe do Serviço, hematologista Alessandra Paz, comemora a marca: “É uma satisfação e um orgulho enorme fazer parte dessa equipe, dessa história, que poder propiciar aos pacientes uma chance de uma vida nova”. A Hematologia Clínica do HCPA também é responsável pela avaliação e coleta de doadores de medula óssea, que são registrados nacional e internacionalmente. Hoje, o HCPA oferece o maior serviço de transplante do Rio Grande do Sul e é o único hospital que forma residentes desta especialidade, que atuam no Brasil e fora dele.