Início do Conteúdo

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi certificado por ter completado a primeira etapa do Desafio Compras Sustentáveis no setor da saúde, ciclo 2021/2022, da organização não governamental Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). A iniciativa busca mobilizar organizações de saúde a adotarem políticas de compras sustentáveis alinhadas à defesa da saúde pública, aumentando a demanda por produtos e serviços mais sustentáveis e reduzindo o uso de produtos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Para participar, o HCPA respondeu ao questionário de governança sobre práticas sustentáveis adotadas na aquisição de produtos e na contratação de serviços, o que rendeu a participação como case no 15º Seminário Hospitais Saudáveis, realizado em dezembro. As etapas seguintes do desafio incluem acesso a ferramentas de avaliação das práticas relacionadas a produtos e fornecedores. O processo de compras sustentáveis do hospital engloba eletroeletrônicos, tintas, computadores e contratação de serviços.  

Além de reconhecer as iniciativas adotadas pela instituição, o desafio também é uma oportunidade de trocar conhecimento e buscar oportunidades de melhorias. A chefe do Serviço de Compras, Luana Rodrigues, destaca que a adesão à iniciativa ajuda o hospital a adquirir experiência na área. “O repositório de conhecimento está muito aplicado à nossa realidade hospitalar e é aderente às nossas práticas, às compras de produtos e aos serviços”, diz. 


certificado_hcpa.png