Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Medicina Ocupacional (SMO) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é responsável pela saúde dos funcionários da instituição, o que também abrange as questões legais relacionadas à saúde ocupacional e à segurança dos funcionários do hospital.
 
O SMO também é responsável pelo Ambulatório de Doenças do Trabalho, especializado no atendimento a pacientes com suspeita de doenças relacionadas ao trabalho. Criado em 1988, o ambulatório é uma importante área para a formação de médicos residentes e pós-graduandos do curso de especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
 
Todos os atendimentos desse ambulatório são direcionados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados por meio da Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS). Após uma primeira avaliação, o paciente poderá ser encaminhado para uma agenda específica, de acordo com a indicação:
 
Doenças ocupacionais e ambientais: doenças relacionadas à contaminação do meio ambiente no trabalho.
 
Intoxicações químicas e síndrome metabólica no trabalho: exposição a agentes químicos ambientais ou ocupacionais, como metais pesados (chumbo, alumínio, níquel, mercúrio, estanho, cádmio, cromo), solventes (benzeno, tolueno, xileno, thinner, colas), agrotóxicos, herbicidas e outros defensivos agrícolas, lixo industrial etc; associação de hipertensão arterial, diabetes, sobrepeso, doença hepática gordurosa não-alcoólica e dislipidemia, relacionadas a exposições químicas.
 
Doenças do fígado e trabalho: doenças do fígado em trabalhadores expostos a agentes químicos, biológicos e ambientais.
 
Saúde mental e trabalho: sofrimento psíquico relacionado ao trabalho, decorrente das várias formas de violência psicológica no trabalho, como o assédio moral.
 
Doenças do pulmão e trabalho: doenças pulmonares em trabalhadores atuantes na extração de pedras semipreciosas e de outros minerais, com exposição a gases, poeiras, sílica, asbesto, carvão, cobre e calcário.
 
Acidentes com material biológico: exposição ocupacional aos vírus da hepatite B, hepatite C e HIV. Acompanhamento após exposições, incluindo encaminhamento para tratamento em casos de hepatite C aguda. Pacientes que tiveram falha à imunização contra hepatite B.
 
Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho: as diversas formas de lesões osteomusculares relacionadas ao trabalho, decorrentes de esforços repetitivos ou traumas, como bursites, tendinites, neuropatias compressivas como Síndrome do Túnel do Carpo ou síndromes de dor miofascial e outras.

O que nos diferencia

Os profissionais da área atuam para que ninguém adoeça em função do seu trabalho. Para tanto, é oferecido um cuidado altamente qualificado, integral, humanizado, com equipe multiprofissional e associado aos diversos setores do hospital.

Nossa equipe

Professores
Fabio Fernandes Dantas Filho – chefe do Serviço de Medicina Ocupacional
Álvaro Roberto Crespo Merlo
Damásio Macedo Trindade 
Dvora Joveleviths
Maria Carlota Borba Brum
Paulo Antonio Barros Oliveira
 
Chefes de unidades

Eduardo Haar - chefe da Unidade de Engenharia de Segurança do Trabalho
Eunice Beatriz Martin Chaves – chefe da Unidade de Saúde dos Funcionários
Karen Gomes d’Ávila – chefe da Unidade de Medicina do Trabalho
 
Médicos

Camila Pereira Baldin
Eliz Vaccari
Fabiane Pienis Callegaro
Felipe Gutierrez Carvalho
Juliana Castelo Branco Leitune
Leo Canterle Dal Osto
Luciane Lacerda Gomes Goncalves
Luciana Rott Monaiar
Maria Jader dos Santos Luz
Mariana Nader Fossa
Mateus Curbeti Becker
Robson Martins Pereira
Rosaura Rolim Cavalheiro
Sheila de Castro Cardoso Toniasso
 
O Serviço conta ainda com equipes de Enfermagem no Trabalho e Enfermagem Clinica, técnicos de enfermagem, engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, professores de educação física, psicólogos, assistente social e profissionais administrativos.

 

Contato

Nome: Serviço de Medicina Ocupacional

Local: subsolo – sala 001
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 22 horas. Após 19h45, somente acidentes de trabalho e exames médicos periódicos.
 
Telefones: (51) 3359.8222 e (51) 3359.8663
 
E-mails:
Supervisora Administrativa: Liana Zampiron (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia: prof. Fabio Fernandes Dantas Filho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)