Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia presta atendimento nas diversas áreas da saúde da mulher, da adolescência à terceira idade, passando pela gestação, seus distúrbios e climatério. Realiza atendimento às emergências ginecológicas e obstétricas e faz acompanhamento do trabalho de parto com equipe especializada em gestação de alto risco.

O Serviço é referência nacional e internacional, caracterizando-se pelo atendimento de casos de alta complexidade, tanto do SUS (96,39%) quanto da Saúde Suplementar (3,61%). Oferece procedimentos cirúrgicos e de obstetrícia (partos) pelo SUS, convênios e particulares. Além da assistência, é destaque em ensino e pesquisa e foi responsável pela produção dos livros Rotinas em Ginecologia e Rotinas em Obstetrícia, bibliografia de referência nacional e internacional em assistência ginecológica e obstétrica.

Atualmente, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia é subdividido em Equipes e Unidades, segundo diferentes áreas de atuação, sendo elas:

Unidade de Centro Obstétrico - local de atendimento de partos e gestações de alta e baixa complexidade.

Equipe de Emergência Ginecológica - junto ao Serviço de Emergência do HCPA, com equipe para atendimento de violência contra a mulher.

Equipes de Gestação de Alto Risco - hipertensão e nefropatias, infecções pré-natais, prematuridade, diabetes e endocrinopatias, medicina fetal e gestação em adolescentes.

Unidade e Equipes Ginecológicas - Unidade de Oncologia Ginecológica, Equipes de Patologia do Trato Genital Inferior, de Endoscopia e Endometriose, de Reprodução Humana, de Sexologia, de Climatério de Endocrinopatias, de Uroginecologia e Estática Pélvica e de Ginecologia Infanto-Puberal.

Reprodução Assistida -  O HCPA possui um Programa de Reprodução Assistida (fertilização in vitro) gerenciado pela equipe de infertilidade. É um programa próprio do hospital, oferecido às pacientes do SUS. Por oferecer o serviço às usuárias do SUS, o HCPA respeita o sistema público de marcação, ou seja, só atende pacientes encaminhadas pelas unidades secretaria de saúde do município de Porto Alegre ou estado do Rio Grande do Sul. Não é possível marcar a primeira consulta diretamente no HCPA.

A paciente deve procurar atendimento em sua unidade básica de saúde de referência, onde então poderá ser encaminhada para consulta médica com a equipe de infertilidade.

Para participar do programa, a paciente deve ter no máximo 35 anos de idade quando for avaliada na primeira consulta médica. Como a responsabilidade de marcação da primeira consulta é da Secretaria Municipal de Saúde ou da Secretaria Estadual de Saúde, pode haver demora, independente da vontade da equipe do hospital. Por isso, é importante procurar atendimento na unidade básica de saúde o mais brevemente possível.

Critérios para participação no Programa de Reprodução Assistida:

  • Só são atendidas pelo programa mulheres com idade até 35 anos na primeira consulta.
  • As pacientes não podem ser portadoras dos vírus HIV, hepatites e HTLV I/II.
  • O casal deve fornecer o óvulo da paciente e o sêmen de seu companheiro (o HCPA não tem banco de gametas, fazendo somente fertilização homóloga).
  • As medicações não são fornecidas nem vendidas pelo hospital. O casal receberá a receita das medicações necessárias (com o nome genérico dos fármacos) e deverá adquiri-las. O HCPA não indica farmácias nem marcas de medicamentos.
  • As medicações não são fornecidas pelo SUS e, por isso, não estão disponíveis nos postos de saúde.
  • O tipo de procedimento a que o casal deverá se submeter é definido após a avaliação médica inicial. Isto pode demorar alguns dias.
  • Os casais devem participar de um curso, no qual são explicados os procedimentos a serem realizados, os riscos, e as probabilidades de sucesso e de insucesso.
  • Como a procura ao programa é grande, pode haver fila, com tempo variável de espera.

O que nos diferencia

O Serviço destaca-se pelo atendimento à alta complexidade. Há equipes dedicadas especificamente a adolescentes, a gestantes HIV+, a gestantes diabéticas e com outras endocrinopatias, a gestantes com hipertensão arterial e nefropatias, ao planejamento familiar, à cirurgia endoscópica, à cirurgia robótica, à incontinência urinária feminina e prolapsos dos órgãos genitais e ao climatério.

Nossa equipe

Professores:
Maria Celeste Osório Wender – chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia

Maria Lúcia da Rocha Oppermann - Chefe da Unidade Centro Obstétrico
Adriani Oliveira Galão
Alberto Mantovani Abeche
Andréa Pires Souto Damin
Edimárlei Gonsales Valério
Edison Capp
Eduardo Pandolfi Passos
Helena von Eye Corletta
Janete Vettorazzi
Jaqueline Neves Lubianca
João Sabino Lahorgue da C.Filho
José A. de Azevedo Magalhães
José Geraldo Lopes Ramos
Marcia Luiza Montalvão Appel Binda
Paulo Sérgio Viero Naud
Ricardo Savaris
Sérgio Hofmeister Martins-Costa
Solange Garcia Accetta
Suzana Arenhart Pessini
Valentino Antonio Magno 

Médicos:
Heleusa Ione Mônego - Chefe da Unidade de Oncologia Genital
Alessandra Fritsch
Aline Polanczyk
Aline Rolim da Frota
Alissia Cardoso da Silva
Ana Lúcia Letti Muller
Ana Selma B. Picoloto
Antônio Barbato
Beatriz Valiati
Carlos Augusto Bastos de Souza
Carlos Eduardo Niederauer
Chrystiane da Silva Marc
Cristiano Caetano Salazar
Cristina Luce Glitz
Daniela Vanessa Vettori
Fernando Rocha de Oliveira
Gislaine Krolow Casanova
Ivan Sereno Montenegro
Jean Carlos de Matos
Lourdes Neves Ricco
Marcela Godoy Dias
Maria Teresa Pedrazzi Chaves
Mariane Marmontel
Oscar Andrade Miguel
Ricardo Correa Ledur
Rosaura Rolim Cavalheiro
Rosi Pereira Balbinoto
Sabrina Soraia Schroeder
Terezinha Zanella
Tiago Selbach Garcia
Vanessa Krebs Genro



O Serviço conta também com médicos residentes e secretária.

Contato

Nome: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia
Local: 11° andar – sala 1125
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h15 às 17h

Telefones: (51) 3359.8117
Centro Obstétrico - (51) 3359.8108
Zona 6 (consultas) - (51) 3359.8257

E-mails:
Secretária
: Dionara Vaccari de Sant´Anna (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia: Maria Celeste Osório Wender (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)