Profª Michelli Cristina Silva de Assis - chefe do Serviço de Enfermagem Onco-Hematológica (Seoh) Profª Idiane Rosset – Professora Assistente Enfª Ana Paula Wunder - Chefe da Unidade de Quimioterapia/Radioterapia/Hospital-dia Enfª Andressa Burnett Reichert Torres - Chefe da Unidade de Banco de Sangue Enfª Manoela Rodrigues - Chefe da Unidade de Ambiente Protegido 5ºS O que fazemos
O Serviço de Enfermagem Onco-hematológica (Seoh) atende às necessidades específicas de pacientes adultos e pediátricos com doenças onco-hematológicas. É composto por cinco unidades:
Unidade de Ambiente Protegido
É especializada no atendimento a pacientes com doenças onco-hematológicas. Conta com uma estrutura física própria para o atendimento de pacientes neutropênicos e uma equipe de Enfermagem e multiprofissional especializada no cuidado aos pacientes transplantados, proporcionando um cuidado seguro, integral e humanizado em todas as fases do tratamento. É considerada centro de referência no Sul do Brasil.
Unidade de Quimioterapia
Atende às demandas dos pacientes oncológicos e hematológicos adultos e pediátricos, com cuidados de Enfermagem prestados por uma equipe de enfermeiros especialistas em Oncologia. As orientações do paciente são voltadas à educação em saúde, objetivos do tratamento, prevenção de complicações e minimização de efeitos colaterais. O paciente é acompanhado durante todas as etapas do tratamento pelo enfermeiro.
Radioterapia
É um tratamento que usa radiação ionizante, com o objetivo de atingir células malignas, impedindo sua multiplicação. O atendimento é feito para adultos e crianças, tanto ambulatoriais quanto internados. Também são realizadas avaliações e procedimentos de Enfermagem conforme necessidades específicas dos pacientes oncológicos e hematológicos. A assistência de Enfermagem é focada na orientação do paciente e familiar sobre os objetivos do tratamento, a prevenção de complicações e a minimização de efeitos colaterais. O paciente é acompanhado durante todas as etapas do tratamento radioterápico, com avaliações sistemáticas sobre sua evolução.
Hospital-dia (HD)
Presta cuidado ambulatorial intermediário, incluindo procedimentos diagnósticos, terapêuticos e infusões que requeiram a permanência dos pacientes na unidade por um período máximo de 12 horas. Recebe pacientes adultos e pediátricos, transplantados e da Infectologia. Faz a interface com diversas equipes do hospital, dando suporte para o tratamento, que pode ser realizado no nível ambulatorial, mas necessita de cuidados semelhantes ao da internação. A equipe é voltada totalmente para o cuidado seguro e humanizado.
Unidade de Banco de Sangue
Realiza todo o processo do ciclo do sangue, desde a triagem clínica de doadores de sangue até a disponibilização para a transfusão em pacientes ambulatoriais e internados no HCPA. Também é realizada a coleta de plaquetas para transplante de medula autólogo e alogênico, procedimentos terapêuticos de plasmaferese e transfusões sanguíneas em toda a instituição e no ambulatório transfusional. Além da realização do ciclo do sangue em sua integralidade, ainda são realizadas transfusões, além das coletas de células progenitoras para serem utilizadas em transplantes de medula óssea.
O que nos diferencia
O Seoh tem o compromisso com o cuidado humanizado e a formação de recursos humanos na área de Onco-hematologia. Incluem-se atividades de ensino, pesquisa e extensão, além do estabelecimento de interface com as diferentes áreas do conhecimento, bem como o desenvolvimento de atividades multidisciplinares.
Nossa equipe
Contato
Nome: Serviço de Enfermagem Onco-hematológica (Seoh)
Local: 5º andar - sala 535
Horários:
Serviço: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Ambulatório: de segunda a sexta, das 8h às 20h
Quimioterapia: de segunda a sexta, das 8h às 23h
Hospital-dia: de segunda a sexta, das 7h30 às 19h15
Telefones: (51) 3359.8018
Chefia: Profª Michelli Cristina Silva de Assis (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Enfermagem Onco-hematológica
O Seoh conta ainda com enfermeiros e técnicos de enfermagem.