Início do Conteúdo

A modernização da sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília, espaço utilizado nas campanhas de vacinação, foi entregue nesta sexta-feira (4) na presença de membros da Diretoria Executiva, de representantes da Secretaria Municipal da Saúde  (SMS), da diretora da Faculdade de Medicina (Famed) da UFRGS, Lúcia Kliemann, e de integrantes das equipes que atuam na UBS.

A reforma foi viabilizada com recursos captados junto à Famed e priorizada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que direcionou as equipes para a realização da obra, finalizada em tempo recorde e antes do prazo estimado. “O hospital e a universidade são maiores quando trabalham juntos. Vai ser um referencial na história da UBS uma sala tão bonita, com plenas condições de segurança para vacinar com qualidade e conforto”, destacou Lúcia. 

Foram promovidas adequações físicas e de climatização, conforme as normas técnicas para sala de vacinação preconizadas pelo Ministério da Saúde e reforçadas pelo Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. “Com um simples ato de vacinação, conseguimos poupar gastos e sofrimentos às pessoas que precisam internar. Este é um espaço de qualidade que estará disponível à população”, disse Augusto Crippa, chefe do Núcleo. 

O novo ambiente conta com recepção para registro e dois boxes para aplicação da vacina. A melhoria é essencial para garantir um atendimento ágil e de excelência para os usuários nos períodos de campanhas de vacinação, visto que a UBS é referência na cidade em imunização. Ao ano, são aplicadas 40 mil doses. 

“Esse momento tem o significado de ressaltar, dentro de uma estrutura de alta complexidade, que a gente enxerga a prevenção e o ato de vacinar como algo muito importante para nós. A atenção primária é tudo e precisa sempre ter esse olhar. É isso que a academia e um hospital universitário precisam fazer”, ressaltou Brasil Silva Neto, diretor-presidente do HCPA.

O atendimento no local ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto nas quartas-feiras, quando a unidade fecha das 12h às 14h para reunião interna. A campanha contra influenza de 2025 inicia na próxima segunda-feira (7). O dia D está programado para 10 de maio.