Na sexta-feira (28), o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Hospital de Clínicas (Nitt-HCPA) abriu as portas para os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O grupo faz parte do Programa Reconstruindo o Amanhã, uma iniciativa da UFRGS que apoia estudantes de graduação diretamente impactados pelas enchentes de maio de 2024.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o coworking dedicado a startups que fazem parte da Incubadora de Empresas Starts-HCPA e ouvir os CEOs Pietro Merola, da Move Sapiens, Leonardo Silveira, da Florence Health, e Nadine Funk e Júlia Leão, da Fórmula 3D. Os empreendedores compartilharam suas trajetórias, desafios e aprendizados, enfatizando a importância de nunca se acomodar e de buscar constantemente inovação e conhecimento. “Nós amamos muito a nossa solução, mas aprendemos a amar cada vez mais o problema”, destacou Nadine em sua fala.
O coordenador do Nitt, Hugo Oliveira, em conjunto com os demais integrantes da equipe, apresentou o ecossistema de inovação, as atividades voltadas para o fomento da inovação que acontecem no HCPA, além de explicar o funcionamento da Incubadora de Empresas Starts-HCPA e do Parque Tecnológico HCPATec. Os alunos tiveram uma experiência enriquecedora, ampliando sua visão sobre inovação e empreendedorismo e se engajando a buscar soluções criativas, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
Após a visita dos alunos, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Hospital de Clínicas recebeu, também, o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Paulo Henrique Schneider. A equipe do Nitt, juntamente com a coordenadora do Programa de Empreendedorismo na UFRGS, Ana Beatriz Michels, teve a oportunidade de discutir com o secretário sobre oportunidades de aproximação entre o Nitt e o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRGS, a Sedetec.