Unidades de Saúde do Governo do Estado farão uso de software desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Nesta quinta-feira (20), foi assinado o Termo de Compromisso entre a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), formalizando sua adesão à Comunidade AGHUse. Trata-se de um sistema de informática que permite gerenciar os mais diferentes aspectos de uma instituição de saúde, desde prontuários de pacientes a soluções administrativas e gerenciais.
Responsável pelo maior número de atendimentos de alta complexidade no Rio Grande do Sul, o Clínicas tem papel importante também em avanços tecnológicos e inovação. Para o diretor-presidente, Brasil Silva Neto, o ato com a SES representa um passo relevante. “O ingresso do Governo do estado na comunidade AGHUse traz um novo sentido. Esse momento traduz entregas além da assistência, ampliando e fortalecendo nossa colaboração. Bem-vindos, e que juntos possamos ampliar cada vez mais esta rede”, afirmou.
A secretária Arita Bergmann ressaltou que no aniversário de 140 anos do Hospital São Pedro, residentes disseram a ela que contavam com computadores, mas que continuavam fazendo as consultas e acompanhamento de pacientes em formulários de papel. Foi então que a diretora Letícia Ikeda falou a ela sobre o AGHUse, um sistema de gestão criado no Rio Grande, pelo HCPA. “Um sistema criado no Rio Grande do Sul, no HCPA, e que serve de modelo a todo país. É um orgulho para todos que são parte da comunidade. O sistema traz múltiplas funcionalidades e tem o principal: o foco no paciente”. O São Pedro é uma das unidades em que o sistema será implantado.
Com o ingresso do Rio Grande do Sul, já são 92 unidades de saúde com o sistema, em todo o país, disponibilizado sem custos de licenciamento, implantado ou em implantação. A Comunidade AGHUSe é composta por unidades de saúde e hospitais das Forças Armadas, universidades estaduais e federais, governos estaduais além de outras instituições de saúde. Seus membros assumem um compromisso contínuo com a evolução do sistema através do desenvolvimento colaborativo, fortalecendo um ecossistema de inovação e transformação digital na saúde do país. A Secretaria da Saúde da Bahia, uma das instituições integrantes da Comunidade, irá participar também das atividades de implantação do sistema no RS e participou do ato de maneira virtual.