Início do Conteúdo

A residência médica é uma etapa muito especial na formação profissional de médicas e médicos, que passam a se dedicar às especialidades escolhidas. Nesta quarta-feira (19), 249 residentes receberam o certificado de conclusão nas suas áreas. Na data também foram homenageadas/os 35 profissionais que concluíram o Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional (Piccap). A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Carlos César Albuquerque do HCPA e dividida em três momentos - às 16h, às 18h e às 20h - para melhor recepcionar formandas/os, familiares e amigas/os. As cerimônias foram transmitidas pelo canal do Clínicas no Youtube e podem ser assistidas clicando aqui. Em cada horário de transmissão estão descritas as especialidades e áreas de atuação. 

Entre os que receberam o certificado de conclusão da residência em Clínica Médica estava Pietro Donelli Costa, de Porto Alegre. Após cursar a faculdade na UFRGS, optou por seguir na instituição por considerá-la sua segunda casa. “Escolhi a Clínica Médica por ser a área que eu gosto da Medicina e que sempre me envolvi com atividades de pesquisa. É a minha área de maior interesse”, afirmou.   

Ao fim de cada evento, integrantes da mesa coordenadora foram convidados a falar aos participantes. A presidente da Associação dos Médicos Residentes do Hospital de Clínicas (Amerehcpa), residente Geórgia Debiasi Spode, ressaltou o quanto a celebração é esperada por todos na busca da identidade profissional. “A residência nos ensinou muito e a Medicina continuará nos desafiando todos os dias, o que nos permite, dentro do nosso poder e dever, construir um novo futuro para cada paciente que cuidarmos e cada desafio que superarmos”, frisou. 

Ela foi seguida pela coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), professora Adriani Oliveira Galão, que saudou as/os formandas/os reforçando o desejo de cada um em se tornar cada vez melhor na caminhada que escolheu traçar e os desafios enfrentados. “A nossa sociedade, já doente, merece nossa devolutiva pelo investimento que tiveram em saúde pública neste país, que certamente tem um time altamente qualificado que se forma hoje. Acreditem no potencial de transformação de vocês. Nós acreditamos”, declarou.  

As atividades foram encerradas com a fala do diretor-presidente do HCPA, professor Brasil Silva Neto, que destacou o momento de reconhecimento e gratidão mútuos: “é a presença de médicos residentes e alunos de graduação que trazem vida para a instituição, que instigam a instituição a crescer, a melhor se formar, que nos provoca no dia a dia a querer ser sempre melhor para poder melhor ensinar”. 

Também integraram a mesa do evento a diretora da Faculdade de Medicina da UFRGS, professora Lúcia Kliemann; o diretor Médico do HCPA, professor Luis Eduardo Rohde; e a diretora de Ensino do Clínicas, a professora Luciana Cadore Stefani.

Clique aqui para acessar as fotos das três cerimônias.