O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) se tornou o primeiro e único hospital do Rio Grande do Sul a oferecer o tratamento de Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento da estenose aórtica, doença cardíaca que afeta principalmente a população idosa. Estima-se que a prevalência seja de 1,3% entre pessoas de 65 e 74 anos, e atinge 2,8% em indivíduos com mais de 75 anos.
Pela contratualização, serão realizados quatro procedimentos de TAVI por mês, atendendo pacientes encaminhados através da rede pública de saúde. A iniciativa amplia as opções terapêuticas para pessoas com estenose aórtica, uma condição caracterizada pelo estreitamento da válvula aórtica, que dificulta o fluxo de sangue do coração para o restante do corpo.
O TAVI permite a substituição da válvula aórtica sem a necessidade de abertura da cavidade torácica ou do uso de dispositivos para substituir temporariamente o trabalho do coração, como ocorre nas cirurgias tradicionais. O procedimento é menos invasivo, tem recuperação mais rápida e reduz os riscos associados à cirurgia convencional, especialmente em pacientes mais vulneráveis.
Conforme a diretora-administrativa, Ana Paula Coutinho, a implantação do procedimento no HCPA pelo SUS representa um avanço importante: “Buscar avanços em favor dos pacientes é uma das marcas do HCPA. O TAVI é mais um tratamento de ponta, que será oferecido a pacientes e que pela natureza do Clínicas permitirá ainda a formação de novos profissionais da saúde capazes de realizar o procedimento”, destaca.
De acordo com o diretor médico, Luis Eduardo Rohde, esta iniciativa facilita o uso desta tecnologia: “A realização dos procedimentos pelos SUS traz benefícios a pacientes que antes não tinham acesso rápido e simplificado a este procedimento de alta complexidade.” Anteriormente, desde 2016, o HCPA já realizava o procedimento, mas por meio de um projeto específico em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, sem cobertura do SUS.