Primeira implantação do AGHUse pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo iniciou em janeiro e soma a estados como Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco e Rondônia
O sistema AGHUse é um software livre de gestão em saúde criado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e disponibilizado, sem custos de licenciamento, para instituições interessadas em fazer parte da sua comunidade. Em janeiro de 2025, a implantação iniciou no estado do Espírito Santo, contribuindo para aprimorar processos administrativos e assistenciais, estruturar registros e boletins médicos, apoiando profissionais e trazendo mais qualidade de atendimento.
Ao entrar na Comunidade AGHUse a instituição passa a contribuir no desenvolvimento de melhorias no sistema e a receber as versões do sistema que são atualizadas. O sistema beneficia a todos, através do desenvolvimento colaborativo. Conforme o coordenador do Comitê Estratégico da Comunidade AGHUse, Valter Ferreira da Silva, o ano de 2024 foi muito positivo, com o ingresso de várias novas secretarias estaduais de saúde. “O ano de 2025 tem um potencial grande, já com diversas outras instituições e entidades, em processo de ingresso”, avalia.
O Coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação do HCPA, André Mena Ávila afirma que o sistema AGHUse representa a excelência e o modelo de gestão em saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “O software promove eficiência operacional, qualidade e segurança para os pacientes, com a participação dos profissionais de saúde desde a sua concepção juntamente com a equipe da CGTIC”, ressalta. Para Ávila, que também coordena o comitê técnico da comunidade, o AGHUse, promove avanços e impactos significativos na transformação digital da saúde em todo o país.
O gerente de tecnologia da informação da Secretaria da Saúde do Espírito Santo, Márcio Merçon, enfatizou que o aplicativo é de fácil utilização. “É um software que traz diversos benefícios, como o registro eletrônico da informação em tempo real e uma melhor gestão da jornada do paciente naquela unidade hospitalar. Com o avanço da implantação nas outras unidades e interoperabilidade com os demais sistemas utilizados no restante da rede hospitalar do Estado, teremos condições de ter todo o histórico do paciente de forma unificada. Enfim, são ganhos tanto para o hospital, quanto para os usuários”, destacou Merçon.
Histórico do sistema
O HCPA possui o pioneirismo e uma trajetória reconhecida de mais de 40 anos no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde essenciais à gestão e a assistência à saúde na instituição, iniciado com o desenvolvimento do sistema informatizado AGH (Aplicativos de Gestão Hospitalar). Em 2009, tendo como base o modelo de gestão no HCPA e identificando no AGH a ferramenta para apoio às melhores práticas de gestão assistencial e administrativa, o Ministério da Educação (MEC) decidiu transferir o conhecimento do Clínicas para os 47 hospitais universitários (HU) que compõem sua rede. Nasceu assim o Projeto AGHU (Aplicativos para Gestão dos Hospitais Universitários), desenvolvido em parceria pelo HCPA, o MEC e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Esta etapa permitiu ao HCPA a migração e atualização do antigo AGH para o atual sistema AGHUse, transformando uma solução interna em uma plataforma abrangente, moderna e registrada com a licença pública geral (GPL). Assim, o AGHUse se tornou um software livre, gerando resultados que caminham para a transformação da realidade da gestão da assistência à saúde no país.