Início do Conteúdo
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve na manhã desta terça-feira (23/7) em visita ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre onde reuniu-se com a nova direção da entidade, empossada no início do mês. Ela tratou com o diretor-presidente Brasil Silva Neto possibilidades de qualificar e ampliar os serviços prestados pela instituição para a população gaúcha.

Entre as pautas discutidas estava o desenvolvimento de parcerias. Uma dessas possibilidades é o processo de habilitação que o hospital encaminhará ao Ministério da Saúde para a realização de implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI), um procedimento minimamente invasivo que pode corrigir grave doenças do coração. O procedimento é complexo e o Clinicas possui profissionais qualificados e expertise na área.“É uma demanda, especialmente por ordem judiciais, bastante expressiva e nos traz a possibilidade de que o Rio Grande do Sul contará com os serviços habilitados nessa área de cardiologia”, disse Arita.  

Foi tratada na agenda também o Programa de Nutrição Parenteral de Crianças e Adolescentes (Prica), criado pelo Hospital de Clínicas em 2014. Esse trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional que atua para promover o retorno de pacientes dependentes de nutrição parenteral (via venosa) para a casa. “Esse é um cuidado muito específico que o hospital desenvolveu e que agora deverão ser assumidos pelos municípios onde residem os pacientes”, comentou a secretária.

A reunião tratou ainda da adesão da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em relação ao sistema AGHUse, desenvolvido pelo Clínicas para poder implantar o prontuário eletrônico, entre outras funcionalidades de gerenciamento hospitalar.

Para o novo diretor-presidente, foi uma reunião extremamente positiva. “Conseguimos resgatar pautas que já vinham sendo trabalhadas na gestão anterior, dar encaminhamentos e alinhamentos de questões futuras que a gente gostaria de trabalhar junto à Secretaria de Saúde do Estado”, afirmou o professor Brasil. “É um saldo muito positivo desse primeiro contato, reforçando colocar a instituição Hospital de Clínicas à disposição para parcerias, colaborações e como um agente muito importante dentro da rede de saúde do Estado”, frisou.
 
 whatsapp_image_2024-07-23_at_15.54.41.jpeg
 

whatsapp_image_2024-07-23_at_15.55.18.jpeg