Início do Conteúdo

Em 1º de julho de 2014, o hospital passou a contar com uma equipe focada em atender às intercorrências graves de pacientes adultos. Nesses dez anos, o Time de Resposta Rápida contabiliza 26.823 atendimentos, que são realizados por médicos do Serviço de Medicina Intensiva. Eles avaliam pacientes graves internados fora do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), definindo as prioridades para internação na unidade intensiva e iniciando o cuidado ainda na enfermaria quando necessário.

“O dado mais significativo desde a implantação do TRR foi a redução das paradas cardíacas intra-hospitalares”, destaca Marina Vianna, médica intensivista integrante do time. A equipe se reveza em escalas para estar disponível 24 horas. Também participam do atendimento residentes de Medicina Intensiva e Medicina Interna. 

O TRR é acionado pelas equipes das unidades de internação nos casos em que há necessidade de intubação, alteração expressiva na frequência cardíaca e respiratória, diminuição do estado de consciência, convulsão prolongada ou suspeita de sepse. O contato é feito pelo ramal 17300. Recentemente, o time passou a utilizar a sala 830 do Bloco A de forma compartilhada com o Serviço de Medicina Interna, o que tem ajudado no trabalho pela proximidade da enfermaria. 

24-6-27_equipe_trr_1.jpg24-6-27_equipe_trr_3.jpg