Um dos destaques da programação do último dia do South Summit foi protagonizado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Centenas de pessoas reuniram-se no Corner Stage, na manhã de sexta-feira (22), para ouvir a diretora-presidente do Clínicas, professora Nadine Clausell, e o ex-residente do HCPA e atual diretor de Desenvolvimento de Produtos no Mass General Brigham Data Science Office (DSO), Marcio Aloisio Bezerra Cavalcanti Rockenbach.
O Clínicas tem centrado esforços no desenvolvimento e inserção de seus profissionais, pesquisadores e acadêmicos no ecossistema da inovação, fomentando a colaboração em um terreno fértil e focado na saúde.
A professora Nadine destacou que uso de dados globais precisa convergir para atingir melhores resultados e sugeriu que alguma associação global deveria agir para estruturar e somar esforços para o uso de IA na saúde. Ela comentou que, como cardiologista, espera ver essas inovações chegarem diretamente nos pacientes.
Rockenbach ressaltou que aplicações médicas de inteligência artificial precisam seguir regulações de diferentes agências em diferentes países e continentes. Isso traz o desafio de conciliar a desejada velocidade do processo com a segurança dos resultados.
Marcio compartilhou ainda sua experiência sobre o uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de produtos voltados à saúde.