Início do Conteúdo

Há 10 anos, no dia 9 de agosto de 2013, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) implantava, de forma pioneira no sul do país em uma instituição universitária, o Programa de Cirurgia Robótica em parceria com a empresa Strattner, fornecedora do robô Da Vinci. “A chegada do equipamento oportunizou a realização desse tipo de cirurgia pelo SUS e a formação de muitos profissionais que iniciaram outros programas de cirurgia robótica no estado”, destaca Brasil Silva Neto, diretor médico do HCPA. Na data de hoje, ocorreu o procedimento de número 708 no hospital. A técnica diferencia-se por gerar menos dor e sangramento e maior conforto e rapidez na retomada das atividades nas pessoas submetidas a essa intervenção. 

Como forma de reconhecer o Clínicas como uma das 100 instituições a implantar o programa de cirurgia robótica no Brasil, a gerente de contas da Strattner, Karine Leal, entregou hoje uma placa comemorativa à equipe do hospital e agradeceu pela parceria, pelo acolhimento e pelos aprendizados proporcionados. O HCPA foi o décimo hospital a dispor da tecnologia no país.

Entre os presentes no ato de recebimento da placa estava o professor Leandro Totti, que coordenou a implantação do programa na instituição. Ele lembrou da mobilização de todas as áreas para a concretização da iniciativa. “O robô veio para trazer conhecimento, ensinamentos e escrever um novo capítulo na história da cirurgia no estado”, frisou.

A Urologia é uma das áreas que mais realizam procedimentos robóticos no hospital e, para o professor Milton Berger, que chefiava o Serviço de Urologia na época em que a tecnologia foi implantada, a área teve papel fundamental para que o programa surgisse e se consolidasse. Também utilizam o robô em seus procedimentos as especialidades de ginecologia, cirurgia geral, cirurgia digestiva, proctologia e cirurgia torácica. 

23-8-9_entrega_de_placa_em_comemoracao_aos_100_programas_cirurgia_robotica_7_cortada.jpg