Início do Conteúdo

O que fazemos

O Serviço de Cirurgia Torácica faz indicação e manejo cirúrgico de doenças do pulmão, pleura, mediastino e vias aéreas inferiores (traqueia e brônquios); procedimentos por videotoracoscopia, como a lobectomia por vídeo para o câncer de pulmão e a simpatectomia torácica para o tratamento da hiperidrose; broncoscopia flexível ou rígida; colocação de órtese de silicone em pacientes com obstrução da via aérea, quando indicado; e transplante​s​ de pulmão.​

O que nos diferencia

É a equipe cirúrgica com maior experiência no Sul do Brasil em tromboendarterectomia pulmonar, no tratamento para hipertensão pulmonar causada pelo tromboembolismo crônico. Realiza sistematicamente a terapia de resgate, por meio da oxigenação extracorpórea por membrana (Ecmo), em pacientes com insuficiência respiratória e/ou cardíaca. Também executa broncoscopias rígidas utilizando técnicas modernas, como laser, além de colocação de órteses traqueais. 

​​Nossa equipe

Professores:
Maurício Guidi Saueressig - chefe do Serviço de Cirurgia Torácica
Hugo Goulart de Oliveira

Médicos:
Alexandre Heitor Moreschi
Cristiano Feijó Andrade
Diego Corsetti Mondadori
Luiz Felipe Lopes Araujo
Marlova Luzzi Caramori
William Lorenzi

O Serviço também conta com fisioterapeuta e profissionais administrativos.

Contato

Nome: Serviço de ​Cirurgia Torácica 
Local: 2° andar – sala 2050
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: ​(51) 3359.8684

E-mails:
Secretária
: ​Rejane de Souza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Chefia: prof. ​Maurício Guidi Saueressig