Início do Conteúdo

O Laboratório de Pesquisa em Resistência Bacteriana (Labresis) e a sala de Engenharia Biomédica funcionam no mesmo andar do Centro de Pesquisa Experimental (CPE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O ambiente de integração foi importante para a criação de um dispositivo de baixo custo que automatiza a leitura de exames de resistência de bactérias a diferentes antibióticos. A iniciativa foi uma das 18 contempladas em edital do CNPq (Inovação em Saúde), entre mais de 1,4 mil concorrentes.

prof afonso cpe3

Atualmente, a leitura do chamado antibiograma por disco-difusão de bactérias, exame que verifica qual antibiótico é mais indicado para o tratamento da infecção de um paciente, é feita manualmente com uso de uma régua ou paquímetro. O projeto aprovado trata do desenvolvimento de um equipamento que automatiza o processo, digitalizando a imagem do exame.

prof afonso cpe 2

Os resultados vão ser analisados com base em parâmetros estabelecidos por comitês de padronização e gerar as interpretações precisas, através de um aplicativo que também será criado. Assim, a chance de erro é quase nula. Além disso, os números podem ser agrupados e abastecer um banco de dados que represente a realidade brasileira. 

A aprovação vai viabilizar a produção de mais protótipos e o teste em outros hospitais universitários do país, avaliando a aplicabilidade prática. No exterior há equipamentos similares, porém com custo muito alto e sem aprovação da Anvisa. Conforme um dos autores, o coordenador do Labresis, Afonso Luis Barth, o projeto só foi possível através da sinergia de conhecimentos propiciada pelo HCPA.

marca do projeto