Início do Conteúdo

Com o Anfiteatro Carlos César de Albuquerque lotado, o HCPA lançou o Programa Institucional de Cuidados ao Paciente Idoso que contempla uma série de ações para o público com mais de 60 anos, como a redução de barreiras de comunicação, prevenção de acidentes por quedas, adaptações da iluminação nos quartos e melhorias para a mobilidade. O evento contou também com a participação do apresentador José Antonio Pinheiro Machado (Anonymus Gourmet). O jornalista, que completa 70 anos em novembro e cuida da sua mãe com mais de 90, destacou que trabalha desde a adolescência. “Fomos feitos para o movimento. O trabalho me fez chegar até aqui”, brincou.

dia do idoso 01.10 3

Atualmente, 55% dos pacientes do Hospital de Clínicas são pessoas com mais de 60 anos e 11% têm mais de 75 anos. “Com a mudança demográfica, precisamos olhar com atenção para as demandas desta população no Brasil. Ampliar as políticas que visam à segurança e aos cuidados. Queremos ser modelo para outras instituições”, enfatizou a coordenadora do Programa Institucional de Cuidados ao Paciente Idoso do HCPA, Lisiane Paskulin. “Neste projeto vamos redobrar a atenção para com as pessoas acima de 75 anos porque são as mais vulneráveis, com prioridade para o diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas complicações”, explicou.

dia do idoso 01.10 5

O programa foi elaborado este ano pelo Grupo de Cuidados do Paciente Idoso do hospital e, lançado, no dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso. O chefe do Serviço de Medicina Interna, professor Emílio Moriguchi, lembrou que envelhecer é um privilégio e os idosos precisam de muito carinho. “Devemos ser educados, desde pequenos, a respeitar e cuidar do idoso, além de adquirir hábitos de vida que promovam o envelhecimento saudável para uma vida longa e feliz. Pois, sem saúde, não há longevidade nem felicidade”.

dia do idoso 01.10 4

O envelhecimento impacta diretamente na rede de saúde. Além de usar com frequência os serviços, este paciente necessita de uma abordagem diferenciada para manter sua vida funcional. A atenção às limitações, ao seu acompanhante que, muitas vezes também é idoso e às possibilidades de violência física e psicológica devem ser observadas por toda a equipe que presta assistência. Paciente do Hospital de Clínicas desde 2000, Waldemar Soares da Costa, 92 anos, enfrenta o obstáculos na comunicação. “Uso aparelho, mesmo assim não ouço bem. A equipe fala claramente comigo, de frente, e em volume adequado, e isso me deixa seguro e ajuda na recuperação”, conta o aposentado, que está internado por causa de uma infecção respiratória.