Início do Conteúdo

No início deste mês, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Hospital Moinhos de Vento (HMV) fecharam acordo para retomar o programa de coleta de sangue de cordão umbilical e placentário para doação em partos realizados no HMV. O convênio, firmado em 2013, agora conta com enfermeiras do Clínicas para realizar a coleta no Moinhos.

O sangue coletado ficará armazenado no Banco de Sangue Público de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) e disponível para outros centros de transplante do mundo, por meio do BrasilCord, que reúne a rede de bancos de cordão. O objetivo da campanha é ampliar o número de mães doadoras, beneficiando ainda mais pacientes que precisam de transplante de medula óssea, especialmente crianças.

Para a realização do procedimento, que pode ser feito tanto em partos normais quanto em cesáreas, é necessário que a paciente autorize e responda a um questionário de triagem. As restrições são semelhantes às de um doador tradicional de sangue. As coletas são realizadas de acordo com a disponibilidade da equipe do HCPA.

As doações podem ser feitas no Centro Obstétrico do HMV (Rua Tiradentes, 333 – 8º andar) e no Centro Obstétrico do HCPA (Rua Ramiro Barcelos, 2.350). Mais informações pelo telefone (51) 3359.7654.