Início do Conteúdo

Em reunião realizada na segunda-feira (22), o Conselho de Administração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) elegeu sua nova presidente, a diretora da Faculdade de Medicina da UFRGS, professora Lucia Kliemann. Ela substitui a professora Nadine Clausell, em adequação à Lei 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico das empresas públicas, e ao Decreto 8.945/2016, que determina que o cargo de diretor-presidente da empresa não pode ser acumulado com o de presidente do Conselho de Administração. 

A alteração no comando do Conselho atende também às mais recentes atualizações do Estatuto do hospital, aprovadas em Assembleia Geral, em 25 de setembro de 2018, determinando que o presidente do Conselho de Administração e seu substituto devem, necessariamente, ser escolhidos entre os quatro membros indicados pela UFRGS: dois indicados pela Reitoria e os representantes da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem. Dentro destes critérios, a professora Lucia Klieman foi eleita para a gestão 2018/2020.

Desde a fundação do HCPA, está é a primeira vez que os postos de presidente do Hospital e do Conselho não são ocupados pela mesma pessoa. As medidas fazem parte do processo de modernização administrativa.  O Conselho de Administração é o órgão colegiado de deliberação estratégica e controle da gestão do HCPA.  A professora Nadine Clausell continua exercendo as atividades como diretora-presidente do Clínicas. 

photo 2018 10 22 16 58 32

conselho 2

conselho 3 1