Início do Conteúdo

Alguns dos maiores especialistas mundiais em tratamento para o enfisema pulmonar estiveram reunidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, nesta sexta-feira (19). O Seminário Especial do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação recebeu o médico austríaco Arschang Valipour e a brasileira Patrícia Rocco, que apresentaram os mais avançados estudos e técnicas disponíveis para qualificar o atendimento aos pacientes da doença.

seminario especial do gppg prof amarilio toracica 10.2018 10

As diferentes técnicas no tratamento do enfisema foram apresentadas por Arschang Valipour. Especialista reconhecido por seu trabalho na redução de volume pulmonar broncoscópico, ele destacou que um dos desafios está nos critérios de elegibilidade dos pacientes. A pesquisadora Patrícia Rocco apresentou as mais recentes descobertas quanto à utilização de células-tronco para regenerar o pulmão. A novidade poderá modificar o tratamento da doença e trazer a retomada da qualidade de vida aos pacientes.

seminario especial do gppg prof amarilio toracica 10.2018 12

O evento foi coordenado pelo professor Amarilio Macedo Neto. O professor Hugo Oliveira, um dos pioneiros na implantação de válvulas nos brônquios de pacientes com enfisema, apresentou um histórico da realização do procedimento e os avanços obtidos desde 2001. A coordenadora do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do HCPA, Patricia Ashton-Prolla, valorizou a participação de pesquisadores do Clínicas na construção destes conhecimentos.

csp 6343