Início do Conteúdo

A transfusão de sangue é um dos procedimentos terapêuticos mais realizados na Medicina. Esse recurso de tratamento evoluiu bastante nas últimas décadas, quebrando as barreiras do próprio banco de sangue, chegando ao laboratório de pesquisa clínica, por exemplo. Para tratar do assunto, nos dias 28 e 29 de setembro, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realiza a Jornada de Hemoterapia.

O programa do evento traz temas que vão desde a captação e triagem de doadores até o transplante de medula óssea. Além disso, vai debater diversos assuntos inovadores da especialidade, como novas metodologias em imunohematologia, e pontos de questionamento na atualidade, como a segurança na transfusão.

O chefe do Serviço de Hemoterapia do HCPA e coordenador da Jornada, Leo Sekine,  destaca que, no mundo, quase 14 milhões de unidades de hemocomponentes são transfundidas, enquanto cerca de 112,5 milhões de doações de sangue são realizadas a cada ano. Conforme Sekine, diante disso, a concepção do evento tem sido uma demanda há anos. O objetivo é proporcionar a troca de experiências entre os profissionais que trabalham na área.

Mais informações sobre a programação e as inscrições podem ser conferidas no site: http://bit.ly/2OczP7n.