07002018 descobrindo a pesquisa julho face

Um composto natural, extraído do bulbo de uma flor encontrada no Rio Grande do Sul e estudado por pesquisadores gaúchos, tem potencial para se tornar um medicamento inovador para a artrite reumatoide. As qualidades da substância, chamada montanina, foram testadas em trabalho liderado pelo professor Ricardo Machado Xavier, do Serviço de Reumatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), publicado no European Journal of Pharmacology.

Através de testes pré-clínicos, foi verificada a eficácia da montanina na redução de sintomas de artrite aguda e poliartrite crônica, bem como a capacidade de minimizar lesões de cartilagem nas articulações e erosões ósseas. A substância diminuiu também a percepção de dor e, na poliartrite crônica, foi possível inibir a evolução da doença e o dano articular no modelo animal.

O composto, conforme a pesquisa, apresenta características excelentes, podendo ser administrado por via oral. Além disso, a montanina age diretamente na doença, sem comprometer a ação de todo sistema imunológico, um dos principais efeitos colaterais dos medicamentos atuais. Estudos clínicos estão sendo planejados.

Artigo Disease modifying anti-rheumatic activity of the alkaloid montanine on experimental arthritis and fibroblast-like synoviocytes, de Mirian Farinon, Vanessa S. Clarimundo, Ricardo M. Xavier e Patricia G. de Oliveira, do Serviço de Reumatologia, Laboratório de Doenças Autoimunes do HCPA e do Departamento de Medicina Interna da UFRGS; Graziele P. R. Pedrazza e José A. S. Zuanazzi, do Departamento de Produção de Matéria Prima da Faculdade de Farmácia da UFRGS; e  Pércio S.Gulko, do Department of Medicine, Division of Rheumatology, Icahn School of Medicine at Mount Sinai, New York, NY, United States.

* Para o mês de junho, o critério de escolha foi: artigo publicado por grupo vinculado ao Centro de Pesquisa Experimental.