Início do Conteúdo

 O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) melhorou sua performance de governança em quase cinco pontos, nos últimos seis meses, de acordo com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O desempenho do hospital evoluiu de 1,46 na primeira avaliação para nota 6,02. O diretor-administrativo do HCPA, Jorge Bajerski, recebeu a Certificação do Indicador de Governança IG-Sest, no dia 11 de maio, em Brasília.

certificacdo sest

Ao total, 46 empresas estatais foram avaliadas em relação à gestão, controle e auditoria; transparência das informações; conselhos comitês e diretorias. Com base no desempenho nessas dimensões, foram classificadas em nível 1, o melhor, e 4, o pior. Entre um ciclo e outro, o Clínicas passou do nível 4 para o 2.

O objetivo do estudo é promover e avaliar a adequação das empresas públicas à Lei das Estatais - 13.303 de 2016. A IG-SEST é instrumento de acompanhamento contínuo da governança das empresas estatais federais de controle direto da União, ou seja, um selo de qualidade de gestão.