Início do Conteúdo

destaque da pesquisa sheila martins copia 1

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda principal causa de morte e incapacidade nos países latino-americanos e no mundo. Entre 1990 a 2017, o número de pessoas com AVC aumentou em 81% e a sobrevida após derrame cerebral em 95%. Para identificar os aspectos relacionados ao problema e seus fatores de risco, 13 países se reuniram em agosto de 2018, em Gramado. A professora do Serviço de Medicina Interna e de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Sheila Martins representou o hospital no encontro. O artigo científico Priorities to reduce the burden of stroke in Latin American Countries publicado na revista Lancet Neurology, em abril deste ano, é um dos resultados do evento.

“Devido ao grande impacto do AVC na saúde dos países da América Latina e à necessidade de atender ao esforço global, liderado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas Nações Unidas, para reduzir as doenças crônicas não transmissíveis, organizamos o 1º Encontro Ministerial Latino Americano de AVC no Brasil”, aponta Sheila. Desde 2008, o HCPA tem um trabalho reconhecido internacionalmente na implementação de redes de atendimento ao AVC no Sistema Público de Saúde (SUS), organização de hospitais, cursos de capacitação e campanhas de alerta à população. “Somado a isso, temos um estudo junto ao Ministério da Saúde sobre custo-efetividade, avaliação de tecnologias e de estratégias a serem implementadas”, explica.

Todo esse trabalho aproximou a Organização Mundial de AVC ao Brasil, tornando o programa de AVC do HCPA um modelo a ser utilizado em outros países. “Cada vez mais a pesquisa voltada para a assistência é fundamental, identificando as prioridades e medindo o benefício da implantação no sistema público de saúde, tornando-se a partir dos resultados, modelo para outros sistemas de saúde, principalmente para países em desenvolvimento”, observa Sheila. “Esta publicação reuniu informação inédita, pois existe muito pouca literatura sobre a assistência ao AVC na América Latina”, conclui.

Artigo Priorities to reduce the burden of stroke in Latin American Countries, Lancet Neurology: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31029579.

*Para o mês de novembro, o critério do Destaque da Pesquisa foi: publicação HCPA de estudo colaborativo internacional em periódico de alto fator de impacto.