Início do Conteúdo

Na próxima segunda-feira (23), às 14h, no Anfiteatro Carlos César Albuquerque do Hospital de Clínicas Porto de Alegre (HCPA), será realizada a primeira etapa do ciclo de palestras sobre os tabus das cores na saúde. Trata-se de uma ação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, focada em estudantes de ensino médio e séries finais do ensino fundamental.

Idealizador do projeto, o professor da UFRGS Charles Ferreira explica que intenção é conscientizar e informar. A palestra Zebras não têm úlcera vai abordar o tema com seriedade, mas sem assustar. "As zebras reagem ao perigo imediato que um leão representa, mas depois que ele se vai, deixam de se preocupar com o que já passou. Assim queremos mostrar maneiras de levar os problemas sem gerar maiores danos emocionais", explica.

O evento serve também de preparativo para a Casa da Ciência, ideia do professor Charles que procura fomentar a vivência da atividade científica junto aos jovens antes de chegarem à faculdade.

Nos próximos meses acontecem palestras relativas ao Outubro Rosa, dedicado à saúde da mulher, e ao Novembro Azul, sobre a saúde do homem.

As palestras são gratuitas, sem necessidade de inscrições prévias e abertas à comunidade. A iniciativa é uma ação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia da UFRGS, com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul e tem o apoio do HCPA.