Início do Conteúdo

Uma equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília do Hospital de Clínicas de Porto Alegre implantou um programa assistencial pioneiro para moradores de rua no entorno do hospital. Cerca de 50 pessoas cadastradas nos bairros Santa Cecília, Petrópolis, Santana, Jardim botânico, Partenon e Rio Branco já receberam atendimento desde abril deste ano, quando o projeto iniciou. “O objetivo é levar assistência básica para os moradores de rua e em situação vulnerável – vacinas, exames e medicação - porque eles necessitam de mais cuidados e têm menor cobertura de programas de saúde”, explica o médico e um dos coordenadores do projeto Maurício Kolling.

Nos primeiros quatro meses da experiência, a equipe vem prestando assistência regular, visitas semanais, e já precisou internar duas pessoas que enfrentaram doenças graves. O atendimento é similar ao realizado pelas equipes da Saúde da Família, que visitam os moradores em casa para orientar sobre hábitos e exames de rotina, dentro do primeiro nível de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo envolve médicos, enfermeiros, técnicos e residentes de diversas áreas da saúde.

“A população de rua tem dificuldade de conseguir atendimento na UBS, porque não tem comprovante de endereço e hábitos itinerantes”, pontua a médica e também coordenadora do trabalho Laureen Engel. “Os resultados obtidos até o momento se mostram promissores e a execução factível”, avalia Kolling.

moradores de rua alt2