Início do Conteúdo

Um estudo recente envolvendo 11 centros de estudos em Insuficiência Cardíaca (IC), de diferentes regiões do Brasil, liderado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, foi publicado na European Heart Journal, revista cardiológica de maior fator de impacto na atualidade.

A pesquisa, coordenada pelos professores Luis Eduardo Rohde e Andréia Biolo do Serviço de Cardiologia, analisou a retirada do medicamento diurético em pacientes com IC, estáveis, com sintomas leves e em acompanhamento ambulatorial. Como resultado, não houve piora nos sintomas ou mudanças nos desfechos clínicos.

A investigação concluiu que, em alguns pacientes, há a possibilidade de se retirar o diurético em um curto espaço de tempo, de forma segura e sem prejuízos. Para o paciente que possui esta doença, além da redução na quantidade de remédios ingeridos, pode significar uma maior qualidade de vida, sem os efeitos colaterais deste tipo de medicamento.

O trabalho, intitulado Furosemide withdrawal in stable chronic outpatients with heart failure: a double-blind, multicenter, randomized trial, também foi apresentado na sessão de Late-Breaking Trials do Congresso Europeu de Insuficiência Cardíaca, em Atenas.