Início do Conteúdo

infografico obras copia 1

O ano de 2018 encerrou com 94,75% dos serviços da obra e da colocação dos equipamentos concluídos nos novos prédios do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Em dezembro, o Anexo I atingiu 92,3% de execução, enquanto o Anexo II chegou a 95,1%. A entrega está prevista para este ano, o que vai permitir a reorganização de diversas áreas do hospital e do fluxo de pacientes, triplicando o espaço físico na Emergência e ampliando de 54 para 110 os leitos no Centro de Tratamento Intensivo.

A maior parte dos trabalhos se concentra no Anexo I. A pavimentação, com colocação de passeio em basalto e em blocos de concreto, chegou a 90% nesse local. Já no Anexo II, o paisagismo em volta à obra está em fase avançada, e parte dos jardins foi apresentado à comunidade em dezembro. Agora, as pessoas que circulam pela Avenida Protásio Alves já podem visualizar um espaço com gramado e várias espécies de plantas. Contudo, no Anexo I, a jardinagem está em fase inicial. No total, 35% do serviço está pronto.

Na colocação dos equipamentos, os 30 elevadores estão com 96,89% das instalações finalizados. O sistema de controle de acesso também avançou com a passagem de cabos de fibra óptica, chegando a 79% no Anexo II. Já na climatização, a execução alcançou 87,41% em dezembro. Nessa parte, o trabalho se concentrou no posicionamento do cavalete hidráulico e da ligação elétrica das bombas de água quente. Ainda, houve evolução na instalação das unidades de tratamento de ar, com 80% do serviço pronto.

De janeiro a dezembro de 2018, a pintura dos prédios passou de 25,57% para 78,12%. As instalações elétricas, como a colocação de luminárias, evoluíram de 42,77% para 93,03%. Nesse período, a implantação do forro de gesso aumentou de menos de 70% para mais de 98%. Além disso, foi concluído o revestimento dos batentes de elevadores em granito, restando apenas ajustes e arremates.

dezembro em 2018 os servicos da obra atingiram 9475 de conclusao

Nova etapa

A obra da passarela que vai interligar o Anexo II ao prédio principal do HCPA inicia na segunda-feira, 4 de fevereiro. Esta parte da construção fará a ponte entre as duas áreas, permitindo o fluxo dos serviços e do público entre o prédio atual e o novo. A conclusão deve acontecer em aproximadamente 120 dias.