destaque da pesquisa

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma das quatro instituições brasileiras parceiras da iniciativa internacional Mutographs of cancer: discovering the causes of cancer through mutational signatures (www.mutographs.org). O projeto, contemplado no edital Grand Challenges Cancer Research UK, com 20 milhões de libras esterlinas, é liderado pelo Wellcome Sanger Institute, International Agency for Research in Cancer e outras organizações nos EUA e Reino Unido. A pesquisa visa identificar assinaturas de mutação no DNA que indiquem causas ambientais e hereditárias de alguns tumores.

O objetivo do trabalho é entender como a interação de fatores genéticos individuais, riscos presentes no meio ambiente e comportamentos sociais, como fumar e consumir bebida alcoólica, por exemplo, levam ao desenvolvimento de câncer. Neste esforço global, será feita a identificação da assinatura molecular em 5 mil amostras de  câncer de rim, pâncreas, esôfago e intestino, que serão coletadas nos cinco continentes.

Desde setembro de 2018, o HCPA participa do projeto com a meta de coletar materiais biológicos e informações sobre hábitos e exposição a riscos ambientais de 400 pacientes com câncer. A coordenadora do Grupo de Pesquisa e Pós-graduação (GPPG), professora Patrícia Ashton-Prolla, ressalta a importância da participação neste projeto. “O HCPA é a única instituição brasileira, não ligada exclusivamente ao tratamento do câncer, a fazer parte deste estudo. Além da importante contribuição científica e experiência de participação institucional em estudo multicêntrico de larga escala, estão previstas oportunidades de capacitação e inserção em outras iniciativas para pesquisadores e alunos da pós-graduação. Os recursos e a expertise advindos do trabalho contribuirão ainda para estruturar o nosso Biobanco Institucional”.

Participam da pesquisa: além de integrantes do GPPG, profissionais dos serviços de Urologia, Coloproctologia, Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, cirurgia Geral e Patologia Cirúrgica. O projeto conta com apoio da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.

*Para o mês de janeiro, o critério de escolha do destaque foi: captação de recurso internacional para pesquisa (projeto Mutographs of cancer).