Início do Conteúdo

O HCPA foi um dos vencedores do prêmio Belmiro Siqueira de Administração de 2018, na modalidade Artigo Profissional, com o trabalho Desafios para o profissional de Administração na gestão da saúde, no setor público: fatores organizacionais que favoreceram a gestão operacional, de autoria das profissionais Ana Paula Coutinho, Luciane Camillo de Magalhaes e Michele Sbaraini Savaris. O prêmio é promovido anualmente pelo Conselho Federal de Administração. O caso inscrito abordou a greve dos caminhoneiros, que paralisou o país e impactou as atividades do Clínicas em maio deste ano.

Conforme Michele, a distinção mostra o reconhecimento de um esforço coletivo. “Foram momentos em que capacidade técnica e engajamento andaram juntos, onde tivemos que readequar a gestão, reequilibrando a demanda e os recursos disponíveis”, conta. Um dos propósitos do relato é que possa servir de conhecimento e de experiência para futuros casos de gestão de crise que afetem a produção das instituições de saúde.

Entre as conclusões, as autoras apontaram que “a crise vivenciada a partir da greve dos caminhoneiros, além de oportunizar um olhar mais crítico sobre os pontos a serem melhorados na instituição, oportunizou a revisão e adoção de novas práticas”. 

adm